Ataques cibernéticos atingem novamente o STJ e afetam funcionamento do portal

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) voltou a ser alvo de ataques cibernéticos nas últimas 48 horas, resultando em instabilidade e dificuldades de acesso ao portal da instituição. Em nota oficial, o tribunal afirmou que as tentativas foram rapidamente identificadas e bloqueadas pelas ferramentas de segurança, sem causar prejuízos ao funcionamento dos sistemas.

Como medida preventiva, o acesso ao site passou a exigir uma verificação de segurança adicional para filtrar usuários humanos, o que causou lentidão na navegação. A ação visa conter possíveis ataques de negação de serviço (DoS), que sobrecarregam os servidores com solicitações simultâneas, podendo derrubar o portal.

Apesar da proteção ativa, usuários relataram problemas no uso de algumas funcionalidades do site, especialmente no sistema público de busca por processos. Em vários momentos, a página retornava erro ou não era carregada. No entanto, serviços como peticionamento eletrônico e busca jurisprudencial seguiram operando normalmente.

Essa não é a primeira vez que o STJ é alvo de ofensivas virtuais. Em setembro de 2023, houve paralisação momentânea dos sistemas, e em 2020, um ataque mais grave interrompeu julgamentos e prejudicou os sistemas por cinco dias.

 

 

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2025-03/stj-volta-ser-alvo-de-ataques-ciberneticos-e-portal-fica-instavel

Outras Postagens

  • Splunk anuncia patches para vulnerabilidades

    27 de Março de 2025

    Splunk corrige vulnerabilidades críticas de execução remota de código e exposição de informações no Splunk Enterprise e no aplicativo Secure Gateway.

    >> Ler mais
  • Hack na Oracle? Suposto incidente cibernético gera debate

    26 de Março de 2025

    Empresas de segurança cibernética afirmam ter encontrado indícios de que a Oracle Cloud pode ter sido invadida, apesar da negativa oficial da empresa. Um hacker identificado como rose87168 anunciou a venda de dados de mais de 140 mil clientes, alegando te

    >> Ler mais
  • Grupo de espionagem RedCurl surpreende ao utilizar ransomware em ataques

    27 de Março de 2025

    O grupo russo de espionagem cibernética RedCurl surpreende especialistas ao adotar ransomware em suas operações. Conhecido por focar em exfiltração de dados por meio de engenharia social e spearphishing, o grupo implantou pela primeira vez o ransomware QW

    >> Ler mais
  • Ver todas as postagens